O Sindicato Rural de Amambai (SRA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu um curso profissionalizante gratuito focado em "Culinária da Fazenda" nos dias 27, 28 e 29 de maio. O evento atraiu participantes interessados em aprender técnicas culinárias aplicáveis tanto no campo quanto na cidade.
A instrutora do curso, Rosicleia Alves da Costa, ofereceu uma combinação de aulas teóricas e práticas, abrangendo receitas como cuca batida, bolo de fubá, bolo de cenoura, pão de fubá com calabresa, esfirra, costela na panela de pressão, massa para todo tipo de salgado, molho vermelho, molho branco, salada de repolho com gengibre, dobradinha com legumes, sopa paraguaia, tabule, lasanha de macarrão parafuso e arroz maravilha.
O objetivo do curso, que teve participantes de diferentes origens, incluindo moradores da aldeia, é possibilitar a geração de uma renda extra por meio da venda dos alimentos preparados. Além das habilidades culinárias, foram abordados aspectos de higiene e segurança alimentar para garantir que os alimentos sejam manuseados corretamente.
Valdemir Terto, um dos alunos, abordou a importância da iniciativa, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras, como mães solteiras com filhos pequenos. "O curso é extraordinário. Ele faz a gente abrir a mente para muitas coisas no nosso dia a dia, no nosso cotidiano. Não ficar só sobrevivendo de um salário; uma coisinha diferente que você faz, R$ 100 que entram, R$ 50 que entram por dia, ajuda", disse. Ele também destacou que a venda de alimentos pode ser potencializada pelo uso das redes sociais com o objetivo de encontrar clientes e realizar entregas.
Próximos Cursos
Neste mês de junho, o Sindicato Rural de Amambai e o Senar oferecerão uma série de outros cursos, abrangendo diversas áreas de interesse:
As inscrições para esses cursos podem ser feitas entrando em contato com o mobilizador Olguimar pelos telefones (67) 3481-1093 ou (67) 99912-5552.
Fonte: M.A./Grupo A Gazeta | Fotos: Divulgação