Assessoria
SRA
Nesta quarta-feira, dia 12, o Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL) promoveu uma palestra técnica em Amambai para alertar usuários de recursos hídricos superficiais (rios) e subterrâneos (poços), sobre a obrigatoriedade da realização do Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CEURH).
O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural de Amambai e a apresentação foi realizada pela Doutora em Recursos Hídricos do IMASUL, Celina Dias juntamente com a geógrafa Claudete Bruschi.
“Nosso objetivo é mostrar para vocês a importância da realização deste cadastro, pois quem não estiver com o cadastramento em dia perderá o direito de utilizar os recursos hídricos”, destacou a técnica do Imasul, Celina Dias.
De acordo com a geógrafa Claudete Bruschi, no estado de Mato Grosso do Sul apenas 1.446 cadastramentos foram realizados. Em Amambai, há apenas 11 cadastros no sistema, sendo que destes, nove são da Sanesul(Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul).
“Há dois anos que o cadastro já está disponível e nós tivemos poucos cadastramentos. Após a realização de todo o cadastramento será realizada a outorga de direito de uso de recursos hídricos. Nós queremos que a sociedade se organize, forme comitês para discutir a utilização racional da água e evitar que nenhum segmento seja prejudicado com a falta de recursos hídricos. A maior penalidade não será em dinheiro e sim na falta da água. Por isso, se a gente não começar desde hoje planejar o seu uso, num futuro teremos falta de água potável”, alertou.
O
cadastro é feito no site do Imasul (www.imasul.ms.gov.br), pelo link Siriema, onde os usuários
devem registrar os seus dados e as informações de seus empreendimentos que
utilizam água. Serão solicitadas informações básicas, tais como: identificação
do usuário, localização por coordenadas geográficas do ponto de interferência,
a finalidade de uso, a vazão captada e/ou lançada entre outros.
“É
importante destacar que esse é um cadastro não tem relação com o CAR(Cadastro
Ambiental Rural), são dois cadastramentos diferentes”, explica Celina Dias.
As
técnicas destacaram também que há pessoas cobrando preços abusivos para
realização do cadastro. “Solicite ajuda do seu contador ou no próprio Sindicato
Rural”, destaca Celina.
Para
esclarecimento de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pelo telefone
(67) 3318.3600.
Por: Assessoria | Fonte: Assessoria | Fotos: Assessoria